Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Centro de Referência em Saúde Indígena é inaugurado em terra Yanomami

Ex.Saúde, Presidente, Governo

O território Yanomami em Surucucu recebeu um Centro de Referência em Saúde Indígena para combater a crise humanitária de saúde no local. A unidade foi inaugurada nessa sexta-feira (21) e é preparada para atendimentos de urgência, consultas, exames e o tratamento de malária e desnutrição. Desde o começo do ano o governo federal mobiliza uma operação interministerial para o atendimento aos povos dessa região.
A ministra da saúde Nísia Trindade destacou a agilidade na realização do projeto. “Três meses após termos declarado a Emergência em Saúde Pública no território por desassistência, já avançamos muito frente a inadmissível situação de abandono encontrado”.
O Centro de Referência foi projetado para atender quase três mil pessoas de 46 aldeias, sendo cerca de 100 pacientes por dia. A ministra Nísia explicou a importância do Centro. “É uma conquista importante para garantir a assistência na região, que foi uma das mais afetadas. Com essa estrutura reduziremos as remoções para Boa Vista, capital de Roraima, dessa maneira reduzindo o impacto no sistema de saúde da capital e também atendendo melhor próximo ao território de moradia de tantas e tantos indígenas do povo Yanomami”.
A equipe contará com cerca de 30 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, nutricionistas e técnicos de nutrição, técnicos de laboratório e farmacêuticos.
A unidade é dividida em ala ambulatorial, sala de acolhimento e triagem, salas de estabilização, consultórios, lactário, farmácia, laboratório e microscopia. A estrutura permanente também terá refeitório, centro de convivência e redários. A recuperação nutricional de crianças que foram encontradas em estado de saúde crítico é um dos principais focos das ações.
Edição: Paula de Castro/ Suzana Guimarães

A coronel era a responsável pelo planejamento para segurança no dia 8 de janeiro, quando ocorreram as invasões golpistas nas sedes dos Três Poderes em Brasília. Cíntia diz que foram três tentativas para remover o acampamento.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o aumento dos gastos no varejo durante o primeiro trimestre está relacionado à manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600, que ultrapassa R$ 40 bilhões pagos às famílias mais pobres.

Pode pedir isenção o candidato que estiver cursando a última série do ensino médio neste ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.  

No pedido de habeas corpus, a defesa de Torres questionou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou soltar Torres na semana passada, apesar de o Ministério Público ter opinado a favor da revogação da prisão.

No dia 4 de maio, uma nova audiência entre o STF e o governo do Rio de Janeiro vai tratar do assunto.

O prazo de inscrição, que começa a partir das três da tarde, vai até o dia 12 de junho, no site oficial do festival: premio.ebc.com.br. Os participantes podem inscrever até duas músicas por categoria. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP