Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Constituição Federal brasileira completa 35 anos

Ex.Saúde, Presidente, Governo

São 35 anos completos nesta quinta-feira desde que, em 5 de outubro de 1988, Ulysses Guimarães anunciou a promulgação da Constituição Federal com um exemplar nas mãos. 
A nova lei maior marcou a redemocratização, após mais de 20 anos de ditadura militar, e deu lugar de destaque aos direitos civis e políticos das pessoas. Não foi à toa que ganhou o apelido de “Constituição Cidadã”.  
O ex-senador Bernardo Cabral foi o relator-geral em todas as fases da Constituinte, por isso cabia a ele ouvir e segurar a pressão de parlamentares, da sociedade, de governos e do poder econômico. Ele destaca que o texto foi construído a partir da vontade popular. 
O pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa Júlio Aurélio Lopes defende que o país faça uma reflexão sobre a cidadania na democracia na semana da Constituição.  
A Constituição de 88 garantiu direitos no trabalho e fundamentais como a livre manifestação do pensamento e a liberdade de crença, entre outros. Ainda determinou voto democrático para escolha de governantes e a organização política do país. 
* Com produção de Daniel Lima.
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

O presidente Lula conversou, nesta quinta-feira (12), com presidente de Israel, Isaac Herzog. Lula agradeceu, nas redes sociais, o apoio israelense para operação de retirada de brasileiros que desejam voltar ao país.

A maior parte dos brasileiros está em uma escola católica. O governo já solicitou à Israel que não bombardeie a escola e permita um corredor humanitário de fuga, mas ainda não há previsão para que seja autorizada a saída de estrangeiros de Gaza pelo Egito e por Israel.

A região está sem energia elétrica e com acesso bloqueado. O governo israelense não dá indícios de que pretende interromper o cerco a região até que os reféns sejam libertados.

Mais de 35 mil fiéis assistiram à Missa Solene no Santuário de Aparecida em São Paulo nesta quinta-feira (12). Do vaticano, o Papa Francisco enviou uma mensagem por vídeo celebrando a festa católica no Brasil. Pediu para a padroeira abençoar o povo brasileiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está no encontro anual do FMI, no Marrocos.  Ele defendeu a posição do Brasil de reformar o Fundo Monetário Internacional para enfrentar a pobreza e a fome, além de combater as mudanças climáticas.

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro recomendou aos municípios do estado que efetivem o pagamento de “auxílio-aluguel” às mulheres vítimas de violência doméstica, de acordo com o que prevê a mais recente alteração da lei Maria da Penha.   
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP