Ex.Saúde, Presidente, Governo
O endividamento das famílias se manteve estável em junho, após três meses de alta. O percentual de brasileiros endividados permaneceu em 78,8%, o mesmo registrado no mês anterior.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada mensalmente pela CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O resultado aponta a estabilização da demanda por crédito pelas famílias, que demonstram mais cautela para não acumular dívidas.
Em junho, a intenção de consumo das famílias, também pesquisada pela CNC, mostrou que o aumento do emprego formal está contribuindo para um cenário mais favorável ao crédito.
Porém, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, essa tendência é incerta, pois os empresários estão mais cautelosos com a economia e o setor nos próximos meses.
A CNC projeta que o aumento do endividamento deve continuar, com o percentual de famílias com dívidas em atraso seguindo a mesma tendência, ao longo do segundo semestre.
O levantamento também trouxe os impactos da crise climática no Rio Grande do Sul. Sem os dados do Estado, o endividamento teria recuado para 78,4%. Metade do aumento apresentado nos dados nacionais de inadimplência, de 0,2 pontos percentuais, foi causado pela alta demanda de crédito para as famílias gaúchas reconstruírem suas vidas.
Em junho, a pesquisa registrou melhora do perfil do crédito. Houve redução das famílias brasileiras que se consideram “muito endividadas” para 17,2%. Já a faixa identificada como “pouco endividadas” aumentou 0,6 pontos percentuais, para 33,7%. O grupo de famílias que não terão condições de pagar dívidas manteve o nível de maio deste ano e de junho do ano passado, 12%.
O percentual de famílias com dívidas em atraso por mais de 90 dias, chegou a 47,6% do total de endividados em junho deste ano – o maior percentual de 2024.
Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula
Leite, batata e café foram apontados como os principais vilões para o aumento no custo da cesta básica.
O caso do desvio de joias presenteadas pela Arábia Saudita levou ao indiciamento. Conforme regras do TCU, os presentes de governos estrangeiros devem ser incorporados ao acervo histórico da presidência da República.
O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante evento no Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Ao todo 181 projetos culturais serão contemplados pelo programa.
Já nos preços dos remédios de referência, ou seja, aqueles de marca registrada exclusiva de uma empresa, a variação é de 134%. Procon alerta para a importância da pesquisa e destaca que irregularidades devem ser denunciadas.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os dados mostram uma tendência de queda consistente do desmatamento na Amazônia, após redução de 50% em 2023 na comparação com 2022.
O presidente Lula participou nesta quinta-feira (4), ao lado de ministros, do lançamento da pedra fundamental do Complexo Laboratorial Órion.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google