Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Febre maculosa: capivaras não transmitem doença ao ser humano

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Após as mortes por febre maculosa no país, as capivaras ficaram no centro do debate, porque são as hospedeiras mais comuns do carrapato-estrela, que é transmissor da doença. Mas, segundo especialistas, elas não são as culpadas nessa história. 
A bióloga Rosângela Oliveira diz que é mais fácil encontrar os carrapatos nas capivaras, por que vivem em ambientes naturais. Ela diz que as pessoas não devem fazer mal, mas evitar contato com o animal. 
Outros animais como cavalos, cachorros e gatos também podem carregar o carrapato-estrela. Para eles, há medicamentos para evitar a infecção. Outra medida é manter a grama baixa em casa. 
Se a pessoa for a locais de risco, como mata fechada, deve-se usar repelentes e roupas compridas para proteger o corpo. E tecidos de cor clara para facilitar a identificação do carrapato, diz a bióloga.  
Segundo a bióloga, se a pessoa se sentir insegura, o melhor é procurar atendimento médico e não fazer a automedicação. A febre maculosa é uma doença de notificação obrigatória.  
* Com produção de Salete Sobreira.
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

A queda da inflação, além do esperado, e o mercado de trabalho aquecido têm deixado os consumidores mais dispostos a consumir.

A polícia do Rio de Janeiro está investigando uma quadrilha que teria desviado dinheiro de quatro prefeituras da Baixada Fluminense. De acordo com as apurações, o grupo fraudou diversas licitações nas cidades de São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

A Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira (22) um relatório de análise técnica em que denuncia a falta de ambulâncias para atender os 43.801 detentos e detentas do sistema penitenciário do estado.

Já são 205 imigrantes instalados provisoriamente nos corredores do terminal. Mas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da cidade, Guarulhos possui atualmente 177 vagas para migrantes e refugiados. Mas, neste momento, não há nenhuma disponível.

Julgamento no TSE foi suspenso após manifestação do vice-procurador-geral eleitoral, da defesa do ex-presidente e do advogado do PDT, autor da ação. Discussão será retomada na próxima terça-feira (27).

A declaração do ex-ministro do GSI foi dada à CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF. Gonçalves Dias pediu demissão após a divulgação de imagens que mostram ele caminhando ao lado de invasores pelos corredores do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.  
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP