Ex.Saúde, Presidente, Governo
Após as mortes por febre maculosa no país, as capivaras ficaram no centro do debate, porque são as hospedeiras mais comuns do carrapato-estrela, que é transmissor da doença. Mas, segundo especialistas, elas não são as culpadas nessa história.
A bióloga Rosângela Oliveira diz que é mais fácil encontrar os carrapatos nas capivaras, por que vivem em ambientes naturais. Ela diz que as pessoas não devem fazer mal, mas evitar contato com o animal.
Outros animais como cavalos, cachorros e gatos também podem carregar o carrapato-estrela. Para eles, há medicamentos para evitar a infecção. Outra medida é manter a grama baixa em casa.
Se a pessoa for a locais de risco, como mata fechada, deve-se usar repelentes e roupas compridas para proteger o corpo. E tecidos de cor clara para facilitar a identificação do carrapato, diz a bióloga.
Segundo a bióloga, se a pessoa se sentir insegura, o melhor é procurar atendimento médico e não fazer a automedicação. A febre maculosa é uma doença de notificação obrigatória.
* Com produção de Salete Sobreira.
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista
A queda da inflação, além do esperado, e o mercado de trabalho aquecido têm deixado os consumidores mais dispostos a consumir.
A polícia do Rio de Janeiro está investigando uma quadrilha que teria desviado dinheiro de quatro prefeituras da Baixada Fluminense. De acordo com as apurações, o grupo fraudou diversas licitações nas cidades de São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo.
A Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira (22) um relatório de análise técnica em que denuncia a falta de ambulâncias para atender os 43.801 detentos e detentas do sistema penitenciário do estado.
Já são 205 imigrantes instalados provisoriamente nos corredores do terminal. Mas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da cidade, Guarulhos possui atualmente 177 vagas para migrantes e refugiados. Mas, neste momento, não há nenhuma disponível.
Julgamento no TSE foi suspenso após manifestação do vice-procurador-geral eleitoral, da defesa do ex-presidente e do advogado do PDT, autor da ação. Discussão será retomada na próxima terça-feira (27).
A declaração do ex-ministro do GSI foi dada à CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF. Gonçalves Dias pediu demissão após a divulgação de imagens que mostram ele caminhando ao lado de invasores pelos corredores do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google