Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Brasil vive uma explosão de casos de dengue. Distrito Federal, seis estados e 154 municípios já decretaram situação de emergência.
A previsão de pico da doença é para o fim de março. A estimativa é de mais de quatro milhões de casos só este ano.
Distrito Federal e 16 estados apresentam incidência da doença acima da tendência histórica.
Para combater o vírus, no próximo sábado (2), acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou as ações que envolvem o controle dos focos do mosquito Aedes aegypti e a orientação à população. “O principal é o combate aos focos do mosquito. [Teremos] visita às casas; trabalho junto com os agentes de saúde, tanto de endemias como os agentes comunitários de saúde; esclarecimentos à população. Em alguns lugares, as escolas também vão estar participando desse esforço”.
As ações do Dia D vão reunir governo federal, estados, municípios e sociedade.
Segundo o secretário de Saúde de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Fábio Baccheretti, o país vive o pior ano da história em relação a dengue.
“Então nós temos mudanças climáticas que fez com que essa onda iniciasse muito cedo. Em outubro do ano passado, já discutimos que este ano seria difícil. Vale a pena enfatizar que já sabíamos este ano e estávamos já discutindo ações. Hoje não estamos aqui surpresos com o que está acontecendo. É o pior ano da história. Como é o pior ano da história, nós não podemos achar que não temos que fazer ações ainda mais intensas”.
Em caso de dengue, a hidratação é fundamental, como também buscar atendimento médico e evitar a automedicação.
Para o tratamento de sintomas como dor ou febre, dipirona ou paracetamol são os indicados. Já corticoides, aspirinas e antiinflamatórios são contraindicados.
Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias
Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista
Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira.
O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.
A mostra traz 19 personalidades do rap nacional retratadas como super-heróis e super-heroínas das histórias em quadrinhos.
As ações são de partidos políticos e da Procuradoria-Geral da República ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os partidos pedem o reconhecimento da omissão dos membros do executivo, para impedir o avanço do desmatamento na Amazônia
A corte entendeu que Fernando Haddad impulsionou no Google resultados positivos sobre ele quando buscas eram feitas com o nome do adversário nas eleições de 2022.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google