Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Governo envia projeto do novo PNE à Câmara dos Deputados

Ex.Saúde, Presidente, Governo

O projeto do novo Plano Nacional de Educação foi enviado pelo governo federal à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26).
O documento estabelece 18 objetivos a serem atingidos num prazo de 10 anos, além de 58 indicadores de acompanhamento.
De acordo com o Ministério da Educação, o novo PNE dá ênfase à qualidade.
Isso tanto na formação de professores quanto na infraestrutura da educação superior, tecnológica, profissional e infantil.
Antes de entregar a proposta, o secretário-executivo-adjunto do MEC, Gregório Grisa, apresentou as linhas gerais aos deputados. Ele destacou um outro ponto do texto, que é a dimensão da aprendizagem com equidade.
O texto também tem metas específicas para a educação indígena e quilombola.
Existem ainda metas pra educação digital, ambiental e direitos humanos. Além disso, 60% das crianças de zero a 3 anos precisam estar em creches.
O projeto do novo PNE, segundo o governo, teve contribuições da sociedade civil, de parlamentares federais, estaduais, municipais, de conselhos de educação e da Conferência Nacional de Educação.
Agora, o texto vai ser analisado e votado por deputados e senadores para que possa virar lei.
O último PNE, que completou 10 anos nesta quarta-feira, teve apenas 4 das 20 metas parcial ou totalmente cumpridas, de acordo com o governo.
O país, por exemplo, conseguiu ampliar para 75% a proporção de mestres e doutores entre professores universitários.
E chegou a atingir a marca de 60 mil títulos de mestrado e 25 mil de doutorado por ano.
Mas, não garantiu, por exemplo, a toda a população de 4 a 17 anos atendimento educacional especial e inclusivo.
O governo informou ainda que a pandemia e a falta de mais dinheiro para a educação foram os fatores que prejudicaram os resultados. 
Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Leite, batata e café foram apontados como os principais vilões para o aumento no custo da cesta básica. 

O caso do desvio de joias presenteadas pela Arábia Saudita levou ao indiciamento. Conforme regras do TCU, os presentes de governos estrangeiros devem ser incorporados ao acervo histórico da presidência da República.

O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante evento no Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Ao todo 181 projetos culturais serão contemplados pelo programa. 

Já nos preços dos remédios de referência, ou seja, aqueles de marca registrada exclusiva de uma empresa, a variação é de 134%. Procon alerta para a importância da pesquisa e destaca que irregularidades devem ser denunciadas. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os dados mostram uma tendência de queda consistente do desmatamento na Amazônia, após redução de 50% em 2023 na comparação com 2022.

O presidente Lula participou nesta quinta-feira (4), ao lado de ministros, do lançamento da pedra fundamental do Complexo Laboratorial Órion.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro