Ex.Saúde, Presidente, Governo
Nesta quinta-feira (30), o presidente Lula segue para os Emirados Árabes, país que sedia a COP 28, na capital Dubai. Mas ainda no primeiro país da viagem internacional pelo Oriente Médio, Arábia Saudita, Lula disse que o Brasil quer ser uma referência no uso de energia verde e tem compromisso com o combate ao desmatamento.
A declaração foi dada nesta quarta-feira, na capital saudita, durante a mesa-redonda Brasil-Arábia Saudita, na capital, Riade, com a participação de empresários brasileiros e árabes. Aos presentes, Lula destacou que quer construir parcerias com o país, tanto no que eles podem investir no Brasil, quanto no que os empresários brasileiros podem investir lá.
O presidente Lula também lembrou que, a partir do ano que vem, a Arábia Saudita passa a fazer parte do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo ele, o país precisa ajudar a fortalecer o banco do bloco.
Antes de embarcar para o Catar, segundo país da agenda, o presidente Lula conversou com jornalistas sobre assuntos que repercutem no Brasil. Entre eles, a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR), que serão sabatinados no Senado Federal.
O presidente também foi perguntado sobre o veto integral ao projeto que desonera a folha de pagamento de 17 setores da economia. Segundo Lula, não se deve dar desoneração às empresas sem contrapartida aos trabalhadores.
O presidente ainda defendeu o fortalecimento dos sindicatos como forma de, também, fortalecer as empresas e a democracia brasileira.
Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela
Islam Hamed, o palestino-brasileiro, foi preso a primeira vez quando tinha 16 anos, acusado de ter atirado pedras em soldados israelenses. Hoje está com 38 anos.
Em novembro, o juiz Rudson Marcos, de Santa Catarina, condenou a jornalista Schirlei Alves por difamação. O crime? Ter revelado as humilhações sofridas pela jovem Mariana Ferrer por parte do advogado de defesa do empresário André Aranha, acusado de estupro.
O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.
As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.
O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.
Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google