Ex.Saúde, Presidente, Governo
O prazo para micro e pequenos empresários pedirem para aderir ao Simples Nacional termina nesta quarta-feira (31). De acordo com a Receita Federal, mais de 850 mil solicitações já foram registradas.
Desse total, 513 mil estão pendentes por não atenderem as exigências da lei. Outras 339 mil empresas conseguiram a adesão e já estão no sistema como optantes a partir do dia 1º de janeiro de 2024.
São Paulo é o estado com mais solicitações atendidas, mais de 91,5 mil. Na sequência, vem Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Quem quiser ser enquadrado como Microempreendedor Individual tem que fazer a solicitação tanto pelo Simples Nacional quanto pelo Simei, que é o sistema de recolhimento dos tributos dos Microempreendedores Individuais. O prazo final também é hoje.
O acesso ao sistema para realizar a opção é feito por meio do Portal do Simples Nacional, que pode ser acessado pelo site da Receita Federal.
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista
Pesquisa realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que a porcentagem de famílias com dívidas em atraso fechou o mês de janeiro em 28,3%, o menor nível desde março de 2022. E a inadimplência caiu mais entre famílias com menor renda.
O cálculo é do braço da ONU para comércio e desenvolvimento. Além das mais de 27 mil mortes, os bombardeios e a ofensiva terrestre de Israel tem dizimado a infraestrutura e os meios de subsistência dos 2,3 milhões de habitantes.
Segundo dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE, a taxa ficou cerca de 8 pontos percentuais menor que os 3,16% de 2022.
Na primeira sessão do ano, o STF decidiu que a separação total de bens no casamento ou na união estável de pessoas maiores de 70 anos não é obrigatória. No julgamento, uma mulher questionava um artigo do Código Civil que obriga a separação total de bens nesse tipo de situação.
No discurso de abertura, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou uma série de medidas para tornar o judiciário mais eficiente e representativo da sociedade brasileira. Lula destacou que as prioridades da Corte estão alinhadas com as do governo e reforçou a importância da independência do Judiciário.
É o que mostra estudo publicado nesta quinta-feira (1º) em uma das principais revistas médicas do mundo: o The New England Journal of Medicine. A vacina do Butantan surge como esperança para frear o aumento de casos no país.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google