Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Queimaduras em crianças causam 20 hospitalizações por dia no SUS

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Nos últimos dois anos, acidentes com queimaduras foram a causa de cerca de 14 mil hospitalizações de crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde. O dado é de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em 2023, foram quase sete mil casos. O levantamento levou em consideração somente os casos graves, com indicação de acompanhamento hospitalar.
Em média, o SUS registra cerca de 20 hospitalizações diárias por queimaduras na faixa etária de zero a 19 anos. As maiores vítimas são crianças com idade entre 1 e 4 anos. Em seguida, aparecem as faixas de 5 a 9 anos; e de 15 a 19 anos.
A pediatra e presidente do Departamento de Prevenção e Enfrentamento às Causas Externas, da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luci Pfeiffer, fala das principais consequências das queimaduras.
“A queimadura destrói as camadas de proteção da pele, por isso, pode levar a infecções que podem trazer efeitos secundários e muito risco”.
Luci Pfeiffer alerta que é preciso muito cuidado com as crianças nesta época de festejos juninos.
“Criança tem que estar longe de fogueira. A fogueira tem que ter uma barra de proteção à sua volta, do mesmo jeito que quem usa lareira nesse tempo frio, não pode ter o fogo direto. A fogueira tem que ter uma estrutura que não aqueça, para evitar queimaduras”.
A médica orienta ainda sobre o que fazer em caso de acidentes.
“A conduta é retirar a roupa na parte que tá lesada, água corrente e fria e procurar imediatamente um serviço de urgência, independentemente da extensão da queimadura. Até para saber se ela é leve, ou se necessita de uma assistência imediata em casos mais graves”.
Entre os estados com mais internações por queimaduras no período, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Paraná aparece em primeiro lugar, com 1.730 registros; seguido por São Paulo, com 1.709; e a Bahia, com 1.572.
Já nas regiões… em 2023, o número de internações aumentou em quatro das cinco regiões do país. A exceção é apenas a região Centro-Oeste.
Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

O ministro do trabalho, Luís Marinho, avalia que a atividade no Rio Grande do Sul deva ser retomada com o início das obras de reconstrução do estado. 

Segundo o ministro do Esporte, André Fufuca, reajuste deve ser em julho ou agosto. O ministro afirmou ainda que, 19 dos 21 pódios da Olimpíada do Japão, foram de beneficiários do programa. 

Painel Vigiar vai orientar as políticas públicas para reduzir a poluição atmosférica no país, conforme a Política Nacional de Qualidade do Ar. A expectativa é que, até 2044, o Brasil atinja o padrão determinado pela Organização Mundial da Saúde.

Tricolor carioca vai buscar a reação no Brasileirão jogando em casa. O jogo começa às 19h, no Maracanã. 

Nos últimos dois anos foram registradas 14 mil hospitalizações de crianças e adolescentes por acidentes com queimaduras. Nesta época do ano, o cuidado tem que ser redobrado. “Criança tem que estar longe de fogueira”, alerta Luci Pfeiffer, da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Mesmo contrário à cobrança de taxas em compras internacionais de menos de cinquenta dólares, o Presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira, a lei que passa a cobrar 20% de imposto, nas pequenas compras de outros países.  
 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro