Ex.Saúde, Presidente, Governo
O plenário do Senado aprovou três projetos de lei da área da saúde de autoria de deputados federais. O primeiro cria a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.
A iniciativa prevê ações como atividades educativas nas escolas, a capacitação de profissionais da saúde e o aprimoramento do Sistema Nacional de Transplantes.
Para o relator, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, a medida tem apoio popular, pode ampliar as doações de órgãos e tecidos no país e fortalecer o SUS, o maior sistema público de transplantes do mundo.
Com a aprovação sem alterações, o texto segue para sanção presidencial. A proposta passou a ser chamada de ‘Lei Tatiane’, em homenagem à paulista Tatiane Penha Losa, que morreu em 2019, aos 32 anos, aguardando um transplante de coração.
O Senado também aprovou sem emendas o projeto que determina que hospitais públicos e privados trabalhem a conscientização sobre saúde mental da mulher durante e após a gravidez.
A senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, relatora no plenário, apresentou um panorama da depressão pós-parto de acordo com autoridades de saúde.
O terceiro projeto aprovado pelos senadores obriga o SUS a fazer cirurgias reconstrutivas de lábio leporino ou fenda palatina. A iniciativa incorporou três emendas e retornará à Câmara para decisão sobre as mudanças. Uma delas diz respeito a recomendação cirúrgica em bebês após o terceiro mês de vida; o texto original previa o procedimento logo após o nascimento.
Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves
Naquela época a proporção de pessoas com 65 anos ou mais, entre a população geral, era de 4%, e no ano passado chegou a 10,9%. Por outro lado, houve diminuição da população de até 14 anos. De 32 para 20% do total de habitantes.
Segundo nota distribuída pelo Comando Militar do Sudeste, os procedimentos disciplinares foram concluídos nessa quarta-feira. As informações pessoais dos militares não foram reveladas.
A Embaixada Brasileira de Sófia publicou uma nota sobre o assunto em que afirma que comunicou a autoridades búlgaras a falta de um dos veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização. A informação foi noticiada na imprensa turca e búlgara.
Brasileiros na Faixa de Gaza receberam dinheiro do Brasil, mas têm dificuldade em encontrar produtos na região. Hasan Rabee está na cidade de Khan Yunis, esperando uma chance para voltar a São Paulo. Ele diz que recebeu o dinheiro, mas não consegue encontrar água ou farinha.
O presidente Lula conversou nesta quinta-feira (26), por videoconferência, com uma família a ser retirada do sul de Gaza e com familiares de pessoas que desapareceram ou foram capturadas pelo Hamas.
Membros da Corte estiveram esta semana em missão oficial a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para checar as ações implementadas pelo governo federal para proteger a vida, a saúde e o território dos indígenas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google