Pular para o conteúdo

Amanda Costa

30% das cidades não têm critérios para escolha de diretores escolares

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Cerca de 30% das cidades brasileiras não apresentam critérios técnicos para a escolha de diretores nas escolas de educação infantil.
É o que mostra a pesquisa “Qualidade da oferta da Educação Infantil no Brasil” realizada pela Universidade Federal do Rio, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
O estudo revela que 35% dos municípios do Centro-Oeste e do Sudeste, e 32% do Sul, não utilizam conceitos como titulação acadêmica, curso de formação para gestores escolares, tempo de serviço e experiência em gestão, para a escolha dos diretores. Nas regiões Norte e Nordeste, a proporção cai para 22%.
De acordo com Beatriz Abuchaim, gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a condução ao cargo neste formato, sem a exigência dessas avaliações, impactam na formação do aluno.
O documento também apresenta um raio-x  das condições físicas das escolas para proporcionar, por exemplo, momentos de lazer para os pequenos. Para Beatriz Abuchaim, os resultados reforçam as desigualdades regionais.
Com relação à leitura em sala de aula, 15% dos professores não lêem livros todos os dias para os alunos. Segundo Beatriz Abuchaim, esse cenário é preocupante.
A pesquisa ouviu mais de 4.600 gestores municipais, 35.188 diretores e mais de 23.900 professores. A íntegra do estudo você confere no site da fundação: fmcsv.org.br
Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves

Islam Hamed, o palestino-brasileiro, foi preso a primeira vez quando tinha 16 anos, acusado de ter atirado pedras em soldados israelenses. Hoje está com 38 anos.

Em novembro, o juiz Rudson Marcos, de Santa Catarina, condenou a jornalista Schirlei Alves por difamação. O crime? Ter revelado as humilhações sofridas pela jovem Mariana Ferrer por parte do advogado de defesa do empresário André Aranha, acusado de estupro.

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP