O bloco Percussomos do Amor fecha nesta na manhã deste domingo (22) o carnaval 2026 em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Neste momento, o bloco desfila na Praça Duque de Caxias, no bairro do Gragoatá.![]()
![]()
Maria Fernanda, de 21 anos, é um dos 70 ritmistas que puxam o bloco, afirmando o protagonismo de pessoas com deficiência no carnaval da antiga capital fluminense. Ela tem síndrome de Down, e é conselheira municipal titular de pessoas com deficiência no Conselho de Direitos Humanos da cidade. “Estou muito feliz”, disse a jovem.
Boa parte dos ritmistas aprendeu a tocar na oficina de percussão do projeto Práticas Acessíveis, realizado pelo Instituto Teatro Novo, que atende a pessoas com deficiência, onde a agremiação foi criada.
O bloco desfila com cerca de 800 foliões, dos quais 300 têm deficiências. No ano passado, quando reuniu mais de 600 pessoas, o Percussomos do Amor consolidou-se como espaço de criação coletiva, convivência e inclusão.
O desfile conta com estrutura pensada para garantir acessibilidade plena, incluindo intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição ao vivo, comunicação alternativa e aumentativa (CAA), apoio à mobilidade, abafadores sonoros e tenda de acolhimento para regulação de pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ritmistas, puxadores, lideranças artísticas e integrantes da bateria são, em sua maioria, pessoas com deficiência, reforçando o protagonismo no centro da cena cultural.
Este ano, o samba Trabalhar é direito defende as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência no mercado, ressaltando inclusive o emprego apoiado, que inclui a disponibilidade de ferramentas e locais acessíveis para que esses funcionários apresentem maior rendimento. O samba será puxado por Paulo Zerbinni, que é cadeirante.
“Não é favor, é direito”. Essa é a mensagem que os tambores e os integrantes do Percussomos do Amor passam, visando enfrentar o capacitismo e fazer um carnaval onde todos, sem exceção, possam ser felizes.
O Percussomos do Amor é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão, Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Lei Municipal 3.821/2023 e Lei 4.063/2025. O bloco conta com patrocínio da Prefeitura de Niterói, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e tem apoio da Secretaria Municipal das Culturas.

Bloco Percussomos do Amor ressalta inclusão no carnaval de Niterói
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
No feed items found.

