O Cais do Valongo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade. O presidente Lula sancionou a Lei 15.203, que reconhece o sítio arqueológico como patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro essencial à formação da identidade nacional.
A lei estabelece diretrizes para a proteção do local, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2017, como o respeito às manifestações culturais afro-brasileiras e à preservação de objetos. E destaca a importância do Cais, datado de 1811 e considerado o principal vestígio material de desembarque de africanos escravizados na América.
Para a manutenção e custeio do espaço, a lei prevê a destinação de recursos da União, do Governo do Estado, do poder municipal e de convênios e doações de instituições e ONGs.

Cais do Valongo é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
- Corpo de Ziraldo é enterrado neste domingo (7) no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-07
- Rio tem interdições no trânsito na região do Maracanã para a final do Campeonato CariocaSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Escritora atacada por cães da raça pitbull continua internada em estado grave no RJSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Carro fumacê explode e causa destruição em prédio do RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- BRT Transbrasil vai funcionar das 4h à meia-noite no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06