A cirurgia robótica é um procedimento de alta complexidade. Com ela, é possível alcançar um nível de precisão que contribui diretamente para o sucesso cirúrgico e a recuperação do paciente. O ICC, Instituto do Câncer do Ceará, vem utilizando essa tecnologia de ponta, incorporando técnicas cirúrgicas minimamente invasivas no tratamento oncológico. A inovação foi utilizada recentemente para tratar um paciente diagnosticado com câncer de pulmão.
A cirurgia realizada no Hospital Haroldo Juaçaba marca a primeira toracoscopia assistida pela plataforma robótica da Vinci X. A cirurgia robótica, que não faz parte do rol de procedimentos do SUS, é realizada através do programa financiado pelo Pronon, como explica o médico Renato Torrano, cirurgião torácico da rede ICC:
“O ICC conseguiu realizar essas cirurgias pelo SUS através de um programa financiado pelo Pronon, que é um programa de financiamento do combate ao câncer. O projeto foi feito pela urologia, conjuntamente com o setor científico e o setor administrativo. O ICC conseguiu fazer esse projeto acontecer com a urologia e incluir outras especialidades no programa de cirurgia robótica. O programa de urologia já foi iniciado. O programa de cirurgia robótica torácica no SUS está em fase inicial, e espera-se que outras especialidades consigam se integrar a esse programa.”
O médico destaca as principais cirurgias que podem ser realizadas através da plataforma robótica:
“São as ressecções pulmonares, que são as lobectomias e as segmentectomias anatômicas, que geralmente são feitas em pacientes com câncer de pulmão — não só em pacientes com câncer de pulmão, mas geralmente nesses pacientes. E os tumores de mediastino. O mediastino é uma área que fica entre os pulmões. O mediastino fica próximo do esôfago, próximo do coração, e é uma área muito delicada. Então, esses procedimentos que são feitos próximos de estruturas muito delicadas, eles se beneficiam bastante da cirurgia torácica robótica.”
A adoção dessa abordagem cirúrgica traz diversos benefícios ao paciente, como menor tempo de internação, recuperação pós-operatória mais rápida e menos dolorosa, além de uma redução significativa no risco de complicações.

Ceará realiza cirurgia torácica robótica em paciente do SUS
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
- Corpo de Ziraldo é enterrado neste domingo (7) no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-07
- Rio tem interdições no trânsito na região do Maracanã para a final do Campeonato CariocaSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Escritora atacada por cães da raça pitbull continua internada em estado grave no RJSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Carro fumacê explode e causa destruição em prédio do RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- BRT Transbrasil vai funcionar das 4h à meia-noite no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06