Começou nesta terça-feira (23) e segue até o próximo domingo a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que chega à 19ª edição como um espaço de formação de público, reflexão e difusão do audiovisual latino-americano.
A sessão de abertura teve a pré-estreia de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. O longa-metragem foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar do ano que vem como melhor filme internacional.
O tema central do evento este ano é “Horizontes Latinos: Nós somos o Nosso Futuro?”. A interrogação busca refletir sobre a força do cinema latino-americano como ponto de resistência às interferências externas sobre o continente.
Entre os destaques, está o premiado “Marte Um”, longa de Gabriel Martins que retrata a vida de uma família negra da periferia da Grande BH. O ator mineiro Carlos Francisco, que faz parte do elenco de “Marte Um” e também de “O Agente Secreto”, é o grande homenageado do CineBH desta edição, presente em oito filmes entre longas e curtas. A coordenadora do festival, Raquel Hallak fala sobre os eixos temáticos da mostra.
“A mostra traz 101 filmes em pré-estreia nacional, internacional, organizado em várias sessões temáticas. Temos a Mostra Território, que é a mostra competitiva do evento, que valoriza novos cineastas; a Mostra Conexões, que propõe diálogos criativos entre diferentes filmes e países da América Latina”.
A mostra traz ainda filmes em pré-estreias aguardadas, como “Enterre seus mortos”, de Marco Dutra, adaptação do romance de Ana Paula Maia, e “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente.
Dentro da programação acontece também o “Brasil CineMundi”, evento que conecta profissionais do audiovisual brasileiro e de outros países. A coordenadora da Mostra CineBH, Raquel Hallak, comenta sobre as atividades para além da exibição dos filmes.
“A CineBH oferece sessões gratuitas, debates, oficinas, sessões especais para escolas. E também atividades voltadas para o mercado audiovisual, com a realização do Brasil CineMundi. Isso democratiza o acesso ao cinema, estimula o olhar crítico e aproxima as pessoas da produção audiovisual independente. Então, mais que um festival de cinema, a mostra é um espaço de encontro, de reflexão e de construção cultural”.
A Mostra CineBH segue até domingo, dia 28 de setembro, em nove espaços da capital mineira e é totalmente gratuita, só retirar os ingressos nas bilheterias dos cinemas uma hora antes de cada sessão. Mais detalhes da programação no site cinebh.com.br.

CineBH propõe até domingo, 28, reflexões sobre cinema latino-americano
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
- Corpo de Ziraldo é enterrado neste domingo (7) no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-07
- Rio tem interdições no trânsito na região do Maracanã para a final do Campeonato CariocaSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Escritora atacada por cães da raça pitbull continua internada em estado grave no RJSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Carro fumacê explode e causa destruição em prédio do RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- BRT Transbrasil vai funcionar das 4h à meia-noite no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06