No ano em que o Rio de Janeiro carrega o título de capital mundial do livro, um dos mais tradicionais eventos literários da cidade promete atrair milhares de pessoas: a Bienal do Livro. O festival começa nesta sexta-feira (13/6) no Riocentro e vai até o próximo dia 22. A edição de 2025 conta com mais de 300 participantes e 200 horas de conteúdo. O homenageado é o escritor e jornalista Rui Castro, que vai lançar dois livros durante o evento. Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events Exhibitions, organizadora do evento, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, fala sobre a escolha do autor.
“Além também de ser um grande escritor, ele é um grande cronista da alma carioca, com vários livros que retratam ou que passam pelo Rio de Janeiro. Então, nesse ano de Rio Capital Mundial do Livro, a gente entendeu que um autor, embora não nascido no Rio, mas como ele mesmo diz, foi apenas um acidente de percurso, mas uma pessoa que tem uma relação muito forte com a cidade. E com a Bienal, a gente entendeu que por tudo isso, nessa edição não tinha como ser uma outra pessoa o autor homenageado da Bienal.”
Uma das grandes novidades dessa edição é o Book Parque, um parque literário que vai fortalecer a importância do livro com experiências mais imersivas. Entre as atrações do local estão uma roda gigante, um labirinto com diferentes histórias. Tatiana dá mais detalhes da inovação.
“A Bienal, na verdade, se transformou e virou um Book Parque. Um parque literário onde os livros, as histórias, as narrativas fazem parte de ativações e atividades que mostram para o grande público como ler é divertido, como os livros são divertidos.”
Entre os convidados dessa edição estão Chimamanda, Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Marcelo Rubens Paiva, Dráuzio Varela e Tamar Vieira Jr., Rafael Montes, Aline Bey e Jefferson Tenório. A variedade dos assuntos abordados é também uma característica da Bienal do Livro do Rio. E nessa edição, destaca Tatiana Zaccaro, não vai ser diferente.
“A gente tem, literalmente, de todos os temas na nossa programação. A gente fala desde política a sustentabilidade, a mangá, maternidade, true crime, poesia, enfim, a gente vai falar sobre tudo.”
A diretora ainda comenta sobre a diversidade e a expectativa de público para a edição deste ano. Nós esperamos receber esse ano cerca de 600 mil pessoas, mais de meio milhão de pessoas, e o público da Bienal é extremamente diversificado.
“Vai desde a criança que vem com a família, criança que vem com a escola, com a visitação escolar, os pré-adolescentes, os jovens, os adultos, os educadores.”
Os ingressos podem ser comprados pelo site oficial do evento e custam a partir de R$ 21. É possível contratar um serviço de transporte privado para o local. As informações de horários e pontos de embarque também estão disponíveis no site da Bienal do Rio.

Começa a Bienal do Livro no Rio, com mais de 300 autores participantes
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
- Corpo de Ziraldo é enterrado neste domingo (7) no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-07
- Rio tem interdições no trânsito na região do Maracanã para a final do Campeonato CariocaSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Escritora atacada por cães da raça pitbull continua internada em estado grave no RJSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Carro fumacê explode e causa destruição em prédio do RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- BRT Transbrasil vai funcionar das 4h à meia-noite no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06