A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS quer ouvir, na próxima semana, o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. Os dois foram presos nesta sexta-feira pela Polícia Federal nas investigações sobre fraudes em descontos associativos no INSS. A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana, destacou que, além das prisões, a Comissão já aprovou a quebra de sigilo do lobista, de ex-diretores do INSS e associações envolvidas:
“O Supremo Tribunal Federal aceitou o nosso pedido da CPMI e colocou na cadeia o “Careca do INSS” e o senhor Camisotti. Nós temos outros suspeitos, pelo menos 19, que também precisam ir para cadeia. São dirigentes de sindicatos, de associações que participaram de empresas fantasmas que recebiam e desviavam o dinheiro roubado dos aposentados. Eu já pedi ao ministro André Mendonça e pedi à advocacia do Senado um requerimento para que os dois presos sejam conduzidos a CPMI na próxima segunda e na próxima quinta”.
A ação da Polícia Federal é um desdobramento da Operação Sem Desconto que investiga fraudes no INSS. O prejuízo para aposentados e pensionistas pode ultrapassar os R$ 6 bilhões. Dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão são cumpridos no estado de São Paulo e no Distrito Federal. Na casa dos investigados foram apreendidos uma Ferrari F8 Tributo, avaliada em mais de R$ 4 milhões, uma réplica de uma McLaren usada por Ayrton Senna, em 1993 na Fórmula 1, além de relógios, dinheiro em espécie e obras de arte.
O lobista Antônio Carlos foi preso na casa dele no Lago Sul, região nobre de Brasília, e levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. O filho do lobista, Romeu Carvalho Antunes, também foi alvo de busca e apreensão. Após a ação, o advogado Cléber Lopes, que faz a defesa dos dois acusados, afirmou que os clientes são inocentes.
“Esse alegado embaraçamento de investigação é fruto de um depoimento de um sujeito delinquente que subtraiu dois veículos do Antônio, foi alvo de busca e apreensão em São Paulo e ele vai à delegacia se dizer constrangido, é uma premissa absolutamente equivocada e nós vamos provar isso. Ninguém até agora conseguiu dizer quais são efetivamente os benefícios que foram fraudados. Fala-se no número estratosférico de bilhões, mas até agora ninguém disse quantos efetivamente foram os aposentados que teriam sido vítimas dessa alegada fraude”.
Outro alvo de busca e apreensão foi o advogado Nelson Wilians, suspeito de realizar transações financeiras com o empresário Maurício Camisotti. Em nota, ele disse que sua relação com um dos investigados, seu cliente na área jurídica, é estritamente profissional e legal. O advogado afirmou ainda que os valores transferidos são referentes à aquisição de um terreno vizinho à sua residência, transação lícita e de fácil comprovação.
A PF apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação.

CPMI do INSS quer ouvir investigados presos em operação da PF
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
- Corpo de Ziraldo é enterrado neste domingo (7) no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-07
- Rio tem interdições no trânsito na região do Maracanã para a final do Campeonato CariocaSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Escritora atacada por cães da raça pitbull continua internada em estado grave no RJSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Carro fumacê explode e causa destruição em prédio do RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- BRT Transbrasil vai funcionar das 4h à meia-noite no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06