Na abertura da segunda edição da reunião “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos”, o presidente Lula fez uma autocrítica, como presidente de esquerda, ao buscar entender a ascensão da extrema-direita no mundo.
“Por que nós permitimos que a extrema direita cresça com a força que está crescendo? É virtude deles ou é incompetência nossa? O que nós deixamos de fazer para fortalecer a democracia? A gente ganha as eleições com discurso de esquerda. E quando a gente começa a governar, a gente atende muito mais os interesses dos nossos inimigos do que dos nossos amigos. Muitas vezes, a gente governa dando resposta ao que a imprensa publica sobre nós, a cobrança do mercado. E muitas vezes os nossos eleitores, que foram para a rua, que apanharam, que foram achincalhados, são considerados por nós radicais.”
A declaração foi feita nesta quarta-feira (24), em mais uma agenda oficial do presidente Lula em meio à Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos. O encontro “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos” é organizado pelo Brasil, em parceria com Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai.
Diante de líderes alinhados à esquerda política, o presidente brasileiro convidou os presentes à reflexão sobre o que cada um faz, diariamente, pela democracia no mundo.
“Como é que nós estamos exercendo a democracia em nossos países? Se a gente encontrar essa resposta, a gente volta a vencer a direita. Se a gente não encontrar resposta, a gente vai continuar sendo sufocado pelo negacionismo, pelo extremismo e pelo discurso fascista que nós estamos vendo agora.”
Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções e tarifas a alguns países, essas nações intensificaram os debates sobre o assunto.
Em Nova Iorque, Lula participa da edição número 80 da Assembleia Geral da ONU. O retorno ao Brasil está marcado para o início da noite desta quarta. Antes disso, Lula concede uma entrevista coletiva a jornalistas que estão na cobertura, e, depois, participa da Sessão de Abertura do Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e de Governo.
Veja a participação do presidente Lula na segunda edição da reunião “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos”:

Em reunião nos EUA, Lula provoca reflexão sobre ascensão do extremismo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
- Corpo de Ziraldo é enterrado neste domingo (7) no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-07
- Rio tem interdições no trânsito na região do Maracanã para a final do Campeonato CariocaSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Escritora atacada por cães da raça pitbull continua internada em estado grave no RJSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Carro fumacê explode e causa destruição em prédio do RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- BRT Transbrasil vai funcionar das 4h à meia-noite no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06