Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Festival de Cinema no Meio do Mundo chega à Paraíba

A partir deste sábado (1º), as cidades paraibanas de Boa Vista, Cabaceiras e Campina Grande recebem produções do audiovisual independente de todo o Brasil e se transformam em espaços de convivência, aprendizado e inspiração da sétima arte. É a oitava edição do Festival de Cinema no Meio do Mundo.
A programação gratuita tem início pela cidade de Boa Vista, que neste 1º de novembro terá, em parceria com o Coletivo Queijo, Luz e Cinema e o Instituto UBU, a I Mostra de Cinema Nordeste-Mundo, dedicada a curtas que abordam a globalização e seus efeitos nas culturas locais. Por lá também acontece o Lab-CIMM, laboratório criativo que incentiva jovens realizadores locais a desenvolverem narrativas de ficção ou documentais inspiradas em suas próprias comunidades. As ações acontecem na Escola Cidadã Integral Teodósio de Oliveira Lêdo a partir das 19h.
Na “Roliúde Nordestina”, como é conhecida a cidade de Cabaceiras no meio cinematográfico, a programação traz mostras temáticas ao ar livre, como a Mostra Brasil de Curtas e a Mostra Animação, além do Experimento Fílmico, uma ação formativa que reúne jovens e adultos da região em uma imersão para produção de um curta-metragem.
Em Campina Grande, a programação acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea da cidade e no Instituto dos Cegos do Nordeste. O museu terá oficinas voltadas para estudantes da rede pública, com temas como introdução ao roteiro cinematográfico e dramaturgia aberta e escrita criativa. No dia 7, a programação será aberta ao público, a partir das 19h, com o Fórum Cinema e Outras Artes e a Mostra no Meio da Noite. Já o instituto abrigará a Mostra Sentidos Livres, com sessões acessíveis para pessoas com deficiência visual. 
O festival é coordenado pelo Instituto Cinema no Meio do Mundo em colaboração com realizadores de todo o Brasil com a proposta de disseminar o cinema independente através de mostras de exibição, pesquisas, cursos, oficinas e contribuição em espaços acadêmicos.
 

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro

    No feed items found.