Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Museu da Vida Fiocruz inaugurou uma mostra para alertar e conscientizar a população sobre as doenças transmitidas por mosquitos e as medidas de prevenção.
“Aedes: Que Mosquito É Esse?” oferece ao público a oportunidade de explorar de pertinho – com lupas, microscópios e óculos de realidade virtual – o mundo desse pequeno inseto capaz de causar doenças, como dengue, Zika e Chikungunya.
Em um ambiente lúdico, o visitante é instigado a encontrar potenciais criadouros, além de identificar e capturar o Aedes aegypti. Uma escultura gigante de um exemplar fêmea, com mais de dois metros, apresenta a anatomia do mosquito.
Para o curador da mostra e educador do Museu da Vida, Miguel de Oliveira, as informações apresentadas na exposição são fundamentais na batalha contra a proliferação do inseto.
A vacina contra a dengue, e disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, não protege contra os outros vírus que o Aedes transmite. Por isso, o uso de larvicidas, telas protetoras e repelentes é recomendado.
A exposição, inaugurada esta semana, para marcar o Dia Mundial do Mosquito, em 20 de agosto, fica em cartaz até outubro, de terça à sábado.
A mostra fica no Castelo Mourisco da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, zona norte carioca. A entrada é gratuita.
*Com supervisão de Tâmara Freire, da Rádio Nacional no Rio de Janeiro.
Edição: Leyberson Pedrosa
Mais de 150 toneladas de alimentos estão sendo levadas para o Amazonas, que sofre com a estiagem e a baixa nos volumes dos rios.
O torneio ocorre entre os dias 27 e 31 de agosto. A delegação brasileira levará 34 atletas: 17 mulheres e 17 homens. Mesmo sendo uma competição de faixa etária baixa, o Brasil tem alguns atletas com experiência, que já participaram de outro mundial.
A partida será disputada no dia 15 de outubro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, a partir das 21h45.
Foram beneficiadas 106 famílias, de 55 cidades brasileiras e de outros quatro países. Realizada no Tribunal de Justiça do Rio, a força-tarefa foi coordenada pela organização não governamental “Minha Criança Trans”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a apreensão do celular do ex-assessor, Eduardo Tagliaferro. Ele era chefe do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TSE, na gestão de Moraes,
O blecaute nos estados durou quase quatro horas nessa quinta-feira (22).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google