Ex.Saúde, Presidente, Governo
Nesta quarta-feira, vai ser divulgado o gabarito preliminar do Revalida, o exame nacional que autoriza médicos e médicas que se formaram no exterior, a exercerem a medicina no Brasil. A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Estrangeiros foi realizada no último fim de semana. Os candidatos testaram as habilidades clínicas, na prova prática. O exame foi aplicado pelo Inep para quem foi aprovado na primeira etapa.
Como esta fase se trata de exames práticos, na quarta-feira o Inep vai divulgar o gabarito, o chamado Padrão Esperado de Procedimentos. Entre os dias 6 e 12 deste mês, os candidatos podem entrar com recursos contestando esses padrões. O resultado desses recursos estão previstos apenas para 6 de fevereiro do ano que vem. No fim das contas, o resultado final está previsto para 19 de março de 2024.
Nessa segunda fase, os participantes realizam tarefas específicas de cada área, o que envolve investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de diagnósticos, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros.
O Revalida é realizado em duas etapas. E cada uma delas é eliminatória. Quem for aprovado nesta última, está autorizado a se cadastrar no Conselho Regional de Medicina e exercer a profissão no Brasil.
De modo interdisciplinar, os exames abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. O foco das provas é avaliar não só as habilidades e competências, mas saber se a prática do profissional está adequada com os princípios e as necessidades do SUS.
Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A incorporação da Qdenga, como é conhecida, foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS, e passou por todas as avaliações necessárias.
Diante das irregularidades, o Ministério Público Federal solicitou que o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania se manifeste em 30 dias sobre as violações. Também foi pedida a avaliação do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais, se o estado tem cumprido a política de atenção à saúde no sistema prisional.
As investigações apontam indícios de omissão de informações e também apresentação de dados falsos aos órgãos públicos para que as atividades de mineração em Maceió-AL continuassem, apesar dos problemas de estabilidade das minas de sal-gema.
A medida faz parte do programa Seguir em Frente, lançado nesta quinta-feira (21) no Rio de Janeiro, para atender às quase 8 mil pessoas nessa condição na cidade. Pelo decreto, a pessoa em risco de vida iminente pode ser encaminhada à unidade de saúde mesmo se não estiver em situação de rua.
O prazo para envio de projeto que trate da tributação de renda e da tributação da folha de pagamentos é de 90 dias. E outros 180 dias para a regulamentação de outros pontos, portanto 6 meses no total.
A iniciativa foi criada, há 30 anos, pelo sociólogo Betinho, levando solidariedade e transformando vidas. Este ano, a campanha tem como foco as crianças.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google