O governo Lula enviou para a Câmara dos Deputado um projeto de lei de regulação econômica das big techs, com medidas para combater práticas que prejudiquem a concorrência no mundo digital. A ideia é corrigir distorções, garantir mais transparência, equilíbrio e liberdade de escolha. Além de menores preços, para consumidores e empresas. Isso por meio de ajustes no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.
Serão criados de novos mecanismos para impedir o abuso de poder econômico por grandes plataformas digitais. O texto cria dois processos dentro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Um deles é o reconhecimento de plataformas digitais que têm grande influência no mercado. O outro é a definição de regras especiais que essas plataformas deverão seguir.
Durante a apresentação, no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a legislação não acompanhou o crescimento do poder econômico no mundo digital, que apenas alguns detêm hoje. Para Haddad, é dever do Estado regular um setor tão concentrado.
“Então é dever do Estado, repito, é dever do Estado regular um setor tão concentrado, impedindo práticas desleais e anticoncorrenciais que vão prejudicar os pequenos negócios, os médios negócios e, eu vou mais longe, até grandes negócios estão sendo prejudicados pela concentração desse poder multinacional, poder econômico multinacional, que muitas vezes impõe regras para as quais o Estado não está municiado a combater.”
Assim como na designação, a determinação de obrigações especiais às plataformas digitais vai ser submetida à aprovação colegiada do tribunal do Cade, que deverá especificar as obrigações e determinar multa em caso de descumprimento. Há ainda a previsão de criação da Superintendência de Mercados Digitais para monitorar esses mercados. O ministro da Fazenda destacou também que o projeto começou a ser elaborado no ano passado, e que incluiu uma consulta pública.

Governo envia para a Câmara projeto de lei de regulação das big techs
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM

Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro
- Corpo de Ziraldo é enterrado neste domingo (7) no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-07
- Rio tem interdições no trânsito na região do Maracanã para a final do Campeonato CariocaSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Escritora atacada por cães da raça pitbull continua internada em estado grave no RJSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- Carro fumacê explode e causa destruição em prédio do RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06
- BRT Transbrasil vai funcionar das 4h à meia-noite no RioSource:R7 Rio de Janeiro Published on 2024-04-06