Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Governo lança Selo de Identificação de Origem para Povos e Comunidades

Lançado no País o Selo Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil – Identificação de Origem, que reconhece e valoriza alimentos, artesanatos e serviços produzidos com saberes ancestrais e práticas sustentáveis realizados por comunidades tradicionais brasileiras.
Assim como os selos Quilombos do Brasil e Indígenas do Brasil, a identificação de origem “é mais um instrumento importante no processo de valorização da produção e da comercialização de produtos de povos e comunidades tradicionais”, explica o secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Edmilton Cerqueira.
“No Brasil têm 28 segmentos, onde todas essas comunidades espalhadas nas cinco regiões do país, em todos os biomas, produzem. E uma produção familiar é bom que se destaque isso e [porque] contribui para o processo de segurança alimentar e nutricional do Brasil. Principalmente em um momento como esse que temos vivido, onde o Brasil saiu recentemente do mapa da fome, a partir de um conjunto de políticas públicas. E o selo, povos e comunidades tradicionais, se insere nesse contexto.”
O selo poderá ser solicitado para atividades ou empreendimentos manejados exclusivamente por Povos e Comunidades Tradicionais, ou por associações e cooperativas em que mais da metade do quadro social seja composto por pessoas desses segmentos. A solicitação é gratuita e pode ser feita pelo site Vitrine da Agricultura Familiar.
O selo é concedido em associação com o Senaf, Selo Nacional da Agricultura Familiar, sendo necessário apresentar documentação, além da declaração de identificação assinada por uma organização representativa.
A iniciativa integra a estratégia de inclusão produtiva desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em parceria com diversos órgãos do governo e com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro