Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Indústria produz mais de 500 mil motocicletas no primeiro trimestre

A indústria produziu mais de 500 mil motocicletas e atingiu o melhor primeiro trimestre em 13 anos. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (9) pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
A produção cresceu 14,4% no primeiro trimestre e alcançou o melhor desempenho para o período desde 2012. Nos três primeiros meses deste ano, cerca de 500 mil motocicletas saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus (PIM). A indústria de motocicletas também atingiu o melhor resultado para o mês de março em 13 anos. 
O presidente da Abraciclo, Marcos Bentes, destaca que o mercado está favorável para o veículo e ressalta os números da produção do ano passado:
“As motocicletas de entrada continuam representando um grande percentual do nosso mercado, principalmente pela atratividade em relação ao preço. O nosso faturamento, com aproximadamente R$ 37 bilhões, (teve) um crescimento de 18% se comparado a 2023. (São) mais de 18,7 mil empregos diretos na Zona Franca de Manaus e uma capacidade de quase 2,5 milhões de produção entre bicicletas e motocicletas”.
Marcos Bentes também comentou o tarifaço feito pelo governo americano. Ele ressalta que, apesar da apreensão no mercado, o volume de exportação para os Estados Unidos ainda está em análise:
“Todo esse tarifaço tem provocado uma série de estudos por todos os associados. Existe uma apreensão, porque o volume que a gente exporta para os Estados Unidos, apesar de não ser grande, ele é para um segmento específico, das motos off-road, e não sabemos ainda precisar se isso vai gerar, apesar de baixo o aumento da tarifa, se isso vai aumentar o nosso custo”.
Apesar do cenário, a estimativa da Abraciclo é fechar 2025 com 1,88 milhão de unidades produzidas, uma alta de 7,5% em relação ao ano anterior.
A fabricação nacional de motos, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus, está entre as seis maiores do mundo.

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro