Pular para o conteúdo

Amanda Costa

México registra primeira morte por nova variante de gripe aviária

Ex.Saúde, Presidente, Governo

O México registrou a primeira morte de uma pessoa causada pela variante H5N2 da gripe aviária. O caso foi confirmado nessa quarta-feira (5) pela Organização Mundial da Saúde, após exames em laboratório.
Há duas semanas, o governo mexicano notificou à OMS sobre esse caso em um homem de 59 anos, hospitalizado na Cidade do México, sem histórico de exposição a aves ou outros animais. Familiares disseram que o paciente já estava debilitado por outros motivos, antes de apresentar sintomas mais fortes e morrer no final de abril. Em março, houve surtos de gripe aviária (H5N2) em algumas regiões do país.
Nenhum outro caso em humanos foi relatado. A Organização Mundial da Saúde ainda monitora cerca de 30 pessoas que tiveram contato com o paciente. 
As infecções em humanos ocorrem pelo contato direto com animais contaminados. A doença não é transmitida nem pela carne, nem pelos ovos das aves.
Hoje, a OMS considera o H5N2 de “baixo risco” para a população em geral. O infectologista Marcelo Daher lembra que há outras variantes do vírus precisam de mais atenção.
“Os orgãos epidmiológicos tem que ter atenção para esses novos tipos, como é o [caso] do H5N2. mas o H1N1 que é o que circula mais entre as pessoas, continua circulando, continua causando doença, nós temos vacinas e a gente tem que ter motivo de preocupação muito mais com esse vírus.”
Entre os animais,  desde 20020, o número de espécies de mamíferos infectados pelas variantes do influenza aumentou quase cinco vezes no mundo.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil não tem nenhum caso registrado em granjas comerciais. O primeiro caso da gripe aviária no país ocorreu há pouco mais de um ano em aves silvestres. De lá para cá, foram identificados 164 focos. Apenas três, em aves usadas para alimentação de subsistência, no Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Servidores públicos do Estado de São Paulo passaram por um treinamento, na semana passada, para agir em situações de ocorrência da gripe aviária. O Ibama tem realizado uma série de ações preventivas, por exemplo, em Alagoas, após identificar a infecção em aves silvestres por outra variante, a H5N1. 
 
Edição: Leila dos Santos / Eliane Gonçalves

O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos em ações para superar o analfabetismo no país. 

Declaração conjunta de 14 países pede ao Hamas que aceita a proposta de cessar-fogo permanente apresentada pelos Estados Unidos. Holandeses participam das eleições para Parlamento Europeu. 

O benefício foi criado por meio de medida provisória e vai atingir 434 mil pessoas entre trabalhadores domésticos, celetistas, estagiários e pescadores artesanais.

Diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, explica que houve muita desinformação em relação ao arroz, o que levou a onda de aumentos.

Rádio Nacional transmite Brasil x México, neste sábado (8), a partir das 21h30 direto da cidade de College Station, no Texas.

As previsões são para as cotas máximas dos rios Negro, Solimões e Amazonas e vêm após uma estiagem severa. O Rio Amazonas registrou os menores níveis de água já monitorados em 2023, uma consequência direta do fenômeno climático El Niño.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro