Pular para o conteúdo

Amanda Costa

País avança no ensino integral e em matrículas em creches e pré-escola

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Quase 70 milhões de pessoas não terminaram a Educação Básica no Brasil e estão fora da escola. Por outro lado, o país avançou no ensino em tempo integral e na presença de crianças em creches e na pré-escola. Os dados do Censo Escolar foram apresentados nesta quinta-feira (22).
O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu programas para garantir a formação na idade certa, que pode ajudar a reduzir o abandono escolar.
Com relação aos brasileiros que saíram da escola antes do tempo, o ministro falou de uma proposta para atraí-los para a educação de jovens e adultos.
“Temos aí um passivo, que precisamos resolver. Nós vamos apresentar, em breve, uma política mais integrada que envolva principalmente os adultos, com a qualificação profissional, que é uma forma de você atrair a pessoa pra concluir os estudos, se alfabetizar, a garantir uma profissão”, pontua o ministro.
O Brasil se aproximou das metas do Plano Nacional de Educação na oferta de escolas em tempo integral e nas matrículas na creche e na pré-escola.
Nas creches, as matrículas alcançaram 4 milhões e 100 mil crianças no ano passado. O plano estabelece que metade das crianças até três anos estejam na creche no fim de 2024, o que seria algo em torno de 5 milhões de matrículas.
Na pré-escola são cinco milhões e trezentas mil crianças, de 4 e 5 anos, matriculadas, dado comemorado pelo diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, uma vez que, segundo ele, os números se aproximam da universalização de pré-escolas.
Hoje, o Brasil tem 21% das matrículas da educação básica em tempo integral nas escolas. A meta no Plano Nacional de Educação é de 25%. Ceará, Piauí e Maranhão lideram.
 
Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro.

As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças. Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. 

Flávio Dino vai herdar mais de 340 processos da ministra aposentada Rosa Weber, entre eles ações que envolvem a pandemia de covid-19, indulto natalino e a questão do aborto. 

O evento foi disputado e contou com a presença do presidente Lula e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Dino ocupa a vaga deixada pela ministra Rosa Weber e vai integrar a Primeira Turma do STF

Palestinos na cidade de Rafah afirmam que a última noite foi uma das piores desde o início dos bombardeios em Gaza. Organização Médicos sem Fronteiras critica Estados Unidos por terem vetado, pela terceira vez, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma resolução exigindo cessar-fogo imediato

Segundo a defesa de Bolsonaro, o silêncio do ex-presidente não foi apenas o uso de um direito constitucional, mas uma estratégia. A investigação da Polícia Federal apura a formação de uma suposta organização criminosa para dar um golpe de Estado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro