Ex.Saúde, Presidente, Governo
A produção de biocombustíveis no Brasil atingiu um marco histórico no ano passado, refletindo o crescimento robusto no setor e a diversificação das fontes de energia renováveis no país. Juntos, etanol e biodiesel somaram quase 43 bilhões de litros produzidos em 2023, alcançando o recorde de todos os tempos.
Os dados foram divulgados no Anuário Estatístico Brasileiro pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O etanol registrou um aumento de 15,5%, totalizando mais de 35 bilhões de litros produzidos. A produção de etanol anidro, misturado à gasolina, aumentou 13,5%, enquanto o etanol hidratado, vendido separadamente, cresceu 16% no mesmo período.
A região Sudeste liderou a produção nacional de etanol, com 48,5% do total brasileiro. Aumentos significativos também foram observados no Nordeste, Sul e Centro-Oeste.
No biodiesel, o Brasil produziu mais de 7,5 bilhões de litros, impulsionado pela elevação da mistura obrigatória ao diesel para 12% a partir de abril de 2023. A região Sul foi a maior produtora, seguida pelo Centro-Oeste.
A produção de biometano teve um aumento de 12,3% em 2023, atingindo quase 75 milhões de metros cúbicos, equivalente a mil litros por metro cúbico.
Edição: Vitória Rangel / L Pedrosa
Segundo a Controladoria-Geral da União, a CGU, responsável pela análise, as principais irregularidades foram nas licitações para a compra de alimentos, no controle de estoque e distribuição de merendas.
No Brasil, em caso de gravidez por estupro, o aborto é permitido. Mas muitas mulheres enfrentam dificuldades para conseguir fazer o procedimento de forma legal.
No ano passado foram registrados quase 84 mil estupros no Brasil, de acordo com a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta quinta-feira, uma contenção de R$ 15 bilhões no orçamento federal deste ano.
O CPNU, como ficou conhecido, será feito por mais de 2 milhões de candidatos. Eles vão disputar 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.
Governo deve passar o pente-fino para identificar e retirar dos programas quem não tem direito e está recebendo benefícios sociais. Objetivo é garantir o corte de R$ 25,9 bilhões no orçamento para cumprir a meta fiscal de 2025
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google