Pular para o conteúdo

Amanda Costa

UFRRJ vai debater cotas para pessoas trans e travestis na graduação

Ex.Saúde, Presidente, Governo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, poderá ser a primeira do estado fluminense a aprovar reserva de vagas para pessoas trans e travestis. 
A universidade tornou público nesta semana o cronograma de debates sobre a reserva de vagas. Poderão ser feitas sugestões para o documento, por meio de formulário, até o dia 31 de agosto.
Até o momento, 14 universidades públicas brasileiras adotam a política afirmativa na graduação.
Segundo a UFRRJ, a implementação das cotas vai ampliar a diversidade e a representatividade no ambiente acadêmico. A reserva prevista é de 3% das vagas de graduação, por curso e turno, por período letivo.
A presidenta da associação nacional de travestis e transexuais, Bruna Benevides, avalia a medida como extremamente positiva.
“Ela demonstra o reconhecimento das violações sistemáticas em relação ao processo de formação educacional da comunidade trans, que vem sendo expulsa das escolas e do ambiente educacional devido à falta de ações para enfrentar a transfobia, a transfobia, inclusive, institucional”.
Ela também destaca que as cotas são importantes não apenas para a inclusão no ambiente escolar, mas também para facilitar a empregabilidade.
“Nós temos um desafio para a garantia da empregabilidade para pessoas trans e travestis. E quando essas pessoas são alijadas do ambiente educacional desde a formação básica, quando a gente pensa no ensino superior, isso se torna ainda mais grave, porque essas pessoas não estão tendo a possibilidade de disputar os postos de trabalho enquanto classe trabalhadora de forma proporcional”.
Triz Fernandes Penna é integrante do Coletivo Trans da UFRJ e ressalta que o desafio não é apenas entrar na universidade, mas se manter nela.
“Existe, sim, muita dificuldade para o ingresso e principalmente para se manter na faculdade. É difícil a gente conseguir assim professores que nos respeitem, professores que nos vejam como o gênero que nós somos, que nos tratem corretamente com os nossos pronomes”.
O documento também prevê que os candidatos devem realizar provas do Enem e se inscrever por meio de autodeclaração.  No ato da matrícula deverá ser apresentado o RG com o nome social ou certidão de nascimento retificada no Cartório de Registro de Nascimento.
A UFRRJ também destaca que, se apurada a existência de fraude, a matrícula do estudante será cancelada.
O documento descreve como transexuais e travestis “aqueles/aquelas cujas identidades de gênero divergem da organização societária binária sexual e de expressão social cisheteronormativa”.
Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

O presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, negou nesta madrugada pedido do Congresso para derrubar decisão do ministro Flávio Dino de barrar as chamadas emendas PIX.

Segundo o Banco Central, não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros ou outras informações sob sigilo bancário.

Com a ferramenta, integrantes da rede de proteção vão poder acessar, com mais rapidez e eficiência, informações que ajudem a identificar situações em que uma mulher corre o risco de ser morta ou de sofrer outras formas de agressão.

O autor dos atos racistas foi identificado, nessa quinta-feira (15), e ele será impedido de frequentar o Nilton Santos.

Uma das bandas mais importantes de punk rock, os Ramones fizeram sua estreia em um dos palcos mais descolados de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 16 de agosto de 1974.

Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30. E na parte da tarde, a abertura acontece às 13h; com fechamento pontualmente às 14h.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro