Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Boletim Focus: mercado prevê queda da inflação

Ex.Saúde, Presidente, Governo

A previsão de inflação voltou a cair e a da economia a crescer segundo Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Banco Central.
Os economistas e analistas consultados esperam que o IPCA, que é o índice inflacionário oficial, termine o ano em 3,72%. Já o Produto Interno Bruto, que é a soma dos bens e dos serviços produzidos no país, deve crescer 2,05%.
Apesar desses números positivos, o Boletim Focus espera aumento da taxa básica de juros, a Selic. Agora, fechando o ano a 9,63%.
É mais um indicativo de que pode ocorrer um corte menor na próxima reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, que vai se reunir nesta terça e quarta-feira.
O economista José Luis Oreiro não vê motivos para reduzir o ritmo de cortes, porque, segundo ele, a inflação está comportada. Essa também é a avaliação do mercado.
O economista e professor da Unifesp, André Roncaglia, acredita que a expectativa de juros mais altos reflete as decisões do Banco Central dos Estados Unidos, que acabam influenciando aqui no Brasil.
Para o dólar, os especialistas mantiveram a expectativa de R$ 5,00 no fim do ano.
Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Relatório da Organização Internacional para Migrações, da ONU, mostra que mais de 700 mil brasileiros precisaram se deslocar em 2022, a maior parte devido a enchentes. 

As estruturas apresentam risco de rompimento e exigem medidas para preservar vidas. 

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o valor da obra chega a quase R$ 570 milhões e a previsão de execução é de 2 anos e 3 meses.

Até o momento, 85% dos municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas enchentes. Há previsão de mais chuva nesta sexta-feira. 

Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência de Estado solicita análise dos arquivamentos no período em que o delegado Rivaldo Barbosa, acusado de matar Marielle Franco, ocupou postos hierárquicos na Polícia Civil.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também anunciou a suspensão por 12 meses do pagamento de dívidas de empresas e produtores rurais do Rio Grande do Sul. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro