Ex.Saúde, Presidente, Governo
Mais de 13 milhões de pessoas no país são microempreendedores individuais, conhecidos como MEIs. Eles representam quase 70% do total de empresas e outras organizações; e são responsáveis por 19,2% do total de ocupados formais.
As informações são da pesquisa Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em relação a 2019, ou seja, o período pré-pandemia de covid-19, o número de MEIs cresceu 37,5%, ou seja, mais 3,6 milhões de microempreendedores individuais no país.
Em 2021, 50,2% do total de MEIs no país eram do setor de serviço. As principais atividades dos microempreendedores eram, naquele período, cabeleireiros e tratamento de beleza, comércio varejista de artigos de vestuário e acessório, e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas.
No segmento de cabeleireiros e tratamento de beleza, por exemplo, os MEIs representavam 90,4% do total do pessoal ocupado.
Ainda de acordo com a pesquisa, 86,7% dos microempreendedores individuais não possuíam ensino superior completo. A média de idade era de 40,7 anos.
Desse total, também se observou que 70% deles estiveram no mercado formal de trabalho entre 2009 e 2021.
Os estados que concentravam mais MEIs eram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista
No sertão nordestino e no norte amazonense, o alerta é amarelo. Só que no sertão, por conta da temperatura que pode ficar 5 graus acima da média do período. Amarante, no Piauí, por exemplo, pode chegar a 40ºC.
Diego é um dos três médicos mortos em um ataque a tiros, ocorrido na Barra da Tijuca na madrugada. A deputada Sâmia Bonfim, pelas redes sociais, expressou condolências aos familiares das outras vítimas e pediu que haja celeridade na investigação. A família de Diego emitiu uma procuração para que os deputados cuidem dos trâmites com o corpo.
O secretário do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, se reuniu com a Polícia Federal, que já está colaborando com ações de inteligência. A participação da PF na elucidação do caso se deve ao fato de que o ocorrido possa ser um crime político, já que uma das vítimas é parente de parlamentares.
Dino esteve em Salvador nesta quinta-feira para visitar a sede reformada da Polícia Federal. O dinheiro poderá ser usado para segurança escolar, compra de viaturas e equipamentos e outras ações. Câmeras doadas pelos Estados Unidos vão ser repassadas para a polícia da Bahia.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital, com o apoio da Polícia Federal, porque uma das vítimas, Diego Ralf Bonfim, era irmão da deputada federal Sâmia Bonfim. De acordo com o ministro, os indícios apontam para uma execução.
Aos 64 anos, Fosse é um dos dramaturgos mais representados do mundo. Mas o trabalho dele também inclui poesia, ensaios, livros infantis e traduções.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google