Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Brasil tem mais de 13 milhões de microempreendedores individuais

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Mais de 13 milhões de pessoas no país são microempreendedores individuais, conhecidos como MEIs. Eles representam quase 70% do total de empresas e outras organizações; e são responsáveis por 19,2% do total de ocupados formais.  
As informações são da pesquisa Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 
Em relação a 2019, ou seja, o período pré-pandemia de covid-19, o número de MEIs cresceu 37,5%, ou seja, mais 3,6 milhões de microempreendedores individuais no país.  
Em 2021, 50,2% do total de MEIs no país eram do setor de serviço. As principais atividades dos microempreendedores eram, naquele período, cabeleireiros e tratamento de beleza, comércio varejista de artigos de vestuário e acessório, e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas.
No segmento de cabeleireiros e tratamento de beleza, por exemplo, os MEIs representavam 90,4% do total do pessoal ocupado.  
Ainda de acordo com a pesquisa, 86,7% dos microempreendedores individuais não possuíam ensino superior completo. A média de idade era de 40,7 anos.
Desse total, também se observou que 70% deles estiveram no mercado formal de trabalho entre 2009 e 2021. 
Os estados que concentravam mais MEIs eram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. 
Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

No sertão nordestino e no norte amazonense, o alerta é amarelo. Só que no sertão, por conta da temperatura que pode ficar 5 graus acima da média do período. Amarante, no Piauí, por exemplo, pode chegar a 40ºC.

Diego é um dos três médicos mortos em um ataque a tiros, ocorrido na Barra da Tijuca na madrugada. A deputada Sâmia Bonfim, pelas redes sociais, expressou condolências aos familiares das outras vítimas e pediu que haja celeridade na investigação. A família de Diego emitiu uma procuração para que os deputados cuidem dos trâmites com o corpo.

O secretário do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, se reuniu com a Polícia Federal, que já está colaborando com ações de inteligência. A participação da PF na elucidação do caso se deve ao fato de que o ocorrido possa ser um crime político, já que uma das vítimas é parente de parlamentares.

Dino esteve em Salvador nesta quinta-feira para visitar a sede reformada da Polícia Federal. O dinheiro poderá ser usado para segurança escolar, compra de viaturas e equipamentos e outras ações. Câmeras doadas pelos Estados Unidos vão ser repassadas para a polícia da Bahia.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital, com o apoio da Polícia Federal, porque uma das vítimas, Diego Ralf Bonfim, era irmão da deputada federal Sâmia Bonfim. De acordo com o ministro, os indícios apontam para uma execução.

Aos 64 anos, Fosse é um dos dramaturgos mais representados do mundo. Mas o trabalho dele também inclui poesia, ensaios, livros infantis e traduções.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP