Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Câmara dos Deputados aprova proposta da reoneração da folha

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Foi uma votação em cima do laço, minutos antes do prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Câmara dos Deputados aprovou a proposta sobre a reoneração da folha, com 253 votos a favor e 67 contra. A sessão foi suspensa de madrugada porque o quórum de 257 deputados presentes caiu. Com isso, a conclusão da votação será feita nesta quinta-feira (12/9). Os parlamentares vão analisar uma emenda de redação, que é só um detalhe do projeto.
Detalhe que foi discutido durante toda quarta-feira (11/9) e alinhavado num acordo do governo com a Câmara dos Deputados. É que o Banco Central divulgou uma nota técnica sobre os valores esquecidos em bancos, justamente uma forma de compensação para a reoneração. Segundo o BC, os R$ 8,5 bilhões dos valores esquecidos não podem ser computados no resultado primário, que é aquele balanço que diz se o governo está gastando mais do que arrecada.
No início da noite, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), anunciou o acordo: as contas esquecidas e os depósitos judiciais vão entrar, então, para efeito contábil e não para resultado primário. Uma questão de como contabilizar, como disse depois o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O mérito do texto aprovado pela Câmara é o que foi aprovado pelo Senado. Ele estabelece uma reoneração gradual. A partir de 2025 para os setores da economia, na contribuição previdenciária, aumenta 5% a cada ano até chegar aos 20% em 2028, que é a reoneração integral. Décimo terceiro totalmente desonerado durante essa transição. Já para os municípios com até 156 mil habitantes, a alíquota previdenciária sai dos 8% este ano e aumenta gradualmente até chegar a alíquota cheia, 20% em 2027.
Na sessão desta quinta-feira (12/9) vai ser votada, então, a emenda de redação. Como ela não altera o conteúdo, depois de concluída a votação pelos deputados, o texto não volta para o Senado, vai direto para sanção do presidente Lula.
 
Edição: Ana Lúcia Caldas / Rilton Pimentel

Tradicional manifestação cultural na cidade de Belém há três décadas, o Auto do Círio enche as ruas do centro histórico de Belém com arte e cultura na sexta-feira que antecede o final de semana do Círio

Análise feita pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul indica concentração de partículas sólidas sete vezes maior do que o normal.

O fenômeno é causado pela presença de fuligem e cinzas na atmosfera, resultantes das queimadas que atingem a Amazônia há várias semanas. 

O balanço judicial e extrajudicial relacionado às mudanças climáticas e queimadas foi apresentado em uma reunião promovida pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público.

Nesta sexta-feira (13), três jogos pela Série B do Brasileirão: Novorizontino x Botafogo de Ribeirão Preto, Goiás x Avaí e Ponte Preta x Ituano. 

A banda fez a sua primeira apresentação no festival Toronto Rock and Roll Revival, no Canadá, em 13 de setembro de 1969.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP
Em cima da hora: R7 Rio de Janeiro