Pular para o conteúdo

Amanda Costa

História das favelas da Maré vira atração em museu virtual do Rio

Ex.Saúde, Presidente, Governo

A história do conjunto de favelas da Maré, situado na zona norte do Rio de Janeiro, é a nova atração do museu virtual Rio de Memórias, que inaugurou uma nova galeria, Rio de Marés. A exposição conta a história do complexo de favelas desde a migração de seus primeiros moradores até os dias atuais, através de fotos e vídeos. A galeria tem como foco dois elementos: construção do território e construção da identidade dos moradores.
De acordo com Mário Brum, curador da Exposição, a maré é uma parte muito importante do Rio de Janeiro, pois seus moradores ajudaram a construir toda a cidade
A galeria registra que o território onde o conjunto de 16 favelas se localiza passou por várias transformações ao longo do tempo e muitas dessas mudanças foram feitas pelos próprios moradores, sem apoio das autoridades. O que também caracteriza a construção da identidade local, como pessoas que lutam pelos direitos mais básicos, como moradia, saúde, educação e de serem reconhecidos como parte da cidade.
O museu pode ser visitado no site riomemorias.com.br
Edição: Tâmara Freire / Beatriz Albuquerque

O Ministério da Saúde informa que os procedimentos para acompanhamento, avaliação e tratamento do glaucoma são ofertados pelo SUS no âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica, abrangendo todas as idades.

No sertão nordestino e no norte amazonense, o alerta é amarelo. Só que no sertão, por conta da temperatura que pode ficar 5 graus acima da média do período. Amarante, no Piauí, por exemplo, pode chegar a 40ºC.

Diego é um dos três médicos mortos em um ataque a tiros, ocorrido na Barra da Tijuca na madrugada. A deputada Sâmia Bonfim, pelas redes sociais, expressou condolências aos familiares das outras vítimas e pediu que haja celeridade na investigação. A família de Diego emitiu uma procuração para que os deputados cuidem dos trâmites com o corpo.

O secretário do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, se reuniu com a Polícia Federal, que já está colaborando com ações de inteligência. A participação da PF na elucidação do caso se deve ao fato de que o ocorrido possa ser um crime político, já que uma das vítimas é parente de parlamentares.

Dino esteve em Salvador nesta quinta-feira para visitar a sede reformada da Polícia Federal. O dinheiro poderá ser usado para segurança escolar, compra de viaturas e equipamentos e outras ações. Câmeras doadas pelos Estados Unidos vão ser repassadas para a polícia da Bahia.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital, com o apoio da Polícia Federal, porque uma das vítimas, Diego Ralf Bonfim, era irmão da deputada federal Sâmia Bonfim. De acordo com o ministro, os indícios apontam para uma execução.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP