Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Pomada modeladora teria provocado casos de queimadura de córnea no Rio

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Irritação e inchaço nos olhos, visão turva e até cegueira temporária. Esses são alguns sintomas da ceratite química, queimadura da córnea que também causa bastante dor e pode ser provocada por produtos capilares não liberados pelas autoridades sanitárias. Após as festas de Natal, mais de 100 pessoas deram entrada na emergência oftalmológica de um hospital municipal do Rio de Janeiro, com ceratite química, após utilizarem pomada modeladora para cabelos. Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, somente na última semana os casos passaram de 170.
As pessoas atendidas no hospital relataram o uso da pomada para fazer tranças ou outros penteados para a noite de Natal. Depois, ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico escorreu para os olhos, causando a lesão. Entre os pacientes há crianças e adolescentes. 
O secretário Daniel Soranz reforça que as pessoas só devem comprar ou utilizar produtos para penteados aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
O Instituto de Vigilância Sanitária do Rio está apurando quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos foram adquiridos. 
Algumas marcas estão com a comercialização e uso suspensos em todo o Brasil, justamente por possuir insumos em sua composição considerados nocivos à saúde, como os que causam a intoxicação ocular. 
No site da Anvisa, é possível consultar quais os produtos estão regularizados e são seguros para uso.
Edição: Tâmara Freire/Pollyane Marques

O secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, afirmou que o país superou as previsões do mercado e que o objetivo para o próximo ano é de aumentar o saldo de emprego.

Um oficial do exército disse que o uso de munições erradas causou o que chamou de extensos efeitos colaterais nos bombardeios a Al Magazi. Ele também afirmou que a morte de dezenas de civis poderiam ter sido evitadas.

Os chamados chips da beleza: são implantes à base de hormônios sintéticos que estimulam a produção de testosterona e que prometem resolver problemas estéticos. Neste mês, uma jovem foi internada em São Paulo, com edema cerebral. E o motivo foi complicações decorrentes do uso de um chip que liberava hormônio no corpo.

As passagens aéreas seguem preocupando o governo, já que subiram cerca de 65% nos últimos quatro meses, conforme afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

Foram vetados trechos que colocavam como atribuição exclusiva do Ministério da Agricultura a análise dos agrotóxicos, mantendo o modelo regulatório tripartite, com a Saúde, Meio Ambiente e Agricultura deliberando sobre controle e registro de agrotóxicos. 

As medidas atendem a uma solicitação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para apoiar os trabalhos do Ibama e do ICMBio na Amazônia Legal. Também estão previstas ainda ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal, à extração ilegal de minério e madeira e a outros crimes ambientais. 
 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP