Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Prazo de inscrição para o Encceja termina nesta sexta-feira

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Terminam nesta sexta-feira (2) as inscrições para o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2023. A inscrição pode ser feita no site enccejanacional.inep.gov.br.  
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.  
Para participar, não precisa pagar nada.  Menos para quem se inscreveu na edição anterior, não compareceu e nem justificou a ausência ou teve a justificativa reprovada. Nesse caso, para fazer o exame de 2023, o estudante deverá ressarcir ao Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o valor de R$ 40, o que deve ser feito até 9 de junho.  
Neste ano, a novidade é para o atendimento especializado. Agora existe a possibilidade de optar por um cartão-resposta com fonte ampliada para pessoas com deficiência visual, opção que pode ser feita no sistema de inscrição.  
Pessoas com transtorno do espectro autista também terão uma correção diferenciada da prova de redação.  
Além disso, os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise. Já os participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória. 

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Manuela Vitória de Araújo Farias, presa na Indonésia com cocaína, no ano passado, escapou da pena de morte.

A classificação em todos os três seletivos será com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante todo o trajeto, os fiéis cantaram louvores e fizeram orações. O ponto final da caminhada foi a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na zona norte.

A decisão pela prisão preventiva ocorreu depois de audiência de custódia. A juíza responsável pelo caso argumentou que o suspeito estava cumprindo pena em regime aberto, por roubo, quando foi preso novamente.

Os réus Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza respondem pelos crimes de homicídio doloso qualificado e explosão.

O sambista, compositor e baluarte da Verde e Rosa venceu 16 vezes o concurso, conquistando seis títulos. Isto o tornou compositor com maior número de conquistas da escola. Turco também era presidente de Honra da Mangueira.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP