Pular para o conteúdo

Amanda Costa

Vendas no varejo recuam 0,1% em fevereiro, segundo IBGE

Ex.Saúde, Presidente, Governo

O volume de vendas de comércio varejista no país recuou 0,1% na passagem de janeiro para fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (25), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem de dezembro para janeiro, o setor havia crescido 3,8%. 
O varejo cresceu 0,2% na média móvel trimestral. O equivalente a 1% na comparação com fevereiro de 2022; 1,8% no acumulado do ano e 1,3% no acumulado de 12 meses. 
Em fevereiro, 6 das 8 atividades do comércio varejista tiveram queda. As mais significativas foram: equipamentos e material para escritório informática e comunicação, que caiu 10,4%, e o ramo de tecidos, vestuário e calçados, que vendeu 6,3% menos que em janeiro.
Duas atividades tiveram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com 1,4% de vendas. E a categoria livros, jornais, revistas e papelaria, que teve impulso de 4,7%. O coordenador da pesquisa, Cristiano Santos, cita outros números relativos às atividades analisadas. 
O volume de vendas do varejo ampliado, que inclui também materiais de construção e veículos/peças, cresceu 1,7% na passagem de janeiro para fevereiro. O segmento de veículos, motos, partes e peças cresceu 1,4%. Porém, a categoria material de construção caiu 2%. 
O varejo ampliado teve altas de 1,8%, na comparação com janeiro, 6,6% em relação a fevereiro do ano passado e de 11,7% no acumulado de 12 meses. O varejo ampliado é composto de dez categorias, entre elas, combustíveis, produtos alimentícios e material de construção.  
Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda

A coronel era a responsável pelo planejamento para segurança no dia 8 de janeiro, quando ocorreram as invasões golpistas nas sedes dos Três Poderes em Brasília. Cíntia diz que foram três tentativas para remover o acampamento.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o aumento dos gastos no varejo durante o primeiro trimestre está relacionado à manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600, que ultrapassa R$ 40 bilhões pagos às famílias mais pobres.

Pode pedir isenção o candidato que estiver cursando a última série do ensino médio neste ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.  

No pedido de habeas corpus, a defesa de Torres questionou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou soltar Torres na semana passada, apesar de o Ministério Público ter opinado a favor da revogação da prisão.

No dia 4 de maio, uma nova audiência entre o STF e o governo do Rio de Janeiro vai tratar do assunto.

O prazo de inscrição, que começa a partir das três da tarde, vai até o dia 12 de junho, no site oficial do festival: premio.ebc.com.br. Os participantes podem inscrever até duas músicas por categoria. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
SOBRE MIM
Amanda Costa
Natural do Ceará com 40+ apaixonada pelo Rio de Janeiro e carioca de coração. Defensora de causas sociais e políticas de grande relevância para o nosso Brasil.
#vamosquerer um futuro melhor.
siga amanda costa nas redes sociais
LUTA PELA DEMOCRACIA EM SP